Estudo de permeação e liberação
A Lipid pode atender as suas demandas por estudos in vitro de permeação e de liberação. Dispomos de equipamentos e de capacitação técnico-científica para a realização de ensaios em células de difusão vertical (células de Franz), com foco em produtos de uso tópico. Nosso sistema transdérmico, bem como o delineamento dos estudos in vitrode permeação e de liberação, atendem as principais normas e diretrizes regulatórias, nacionais e internacionais. Estamos habilitados para fornecer estes serviços para a indústria privada, start-ups e universidades.
PERMEAÇÃO
O ensaio de permeação cutânea in vitro visa basicamente gerar resultados indicativos da capacidade de uma determinada substância em difundir através de uma membrana representativa da pele humana (biológica ou sintética). Tais resultados podem subsidiar a avaliação de segurança e de eficácia de produtos aplicados topicamente, como p. ex. loções, cremes, pomadas, géis, séruns e pastas. Na etapa de P&D, o estudo de permeação cutânea in vitro pode ser uma ferramenta extremamente útil para o direcionamento do desenvolvimento do produto, gerando resultados importantes para a avaliação da performance dos protótipos em termos da penetração, retenção e/ou absorção cutânea de um ou mais ingredientes ativos veiculados através da formulação. Isto é especialmente relevante quando se trata de desenvolvimento de produtos nanotecnológicos.
LIBERAÇÃO
O ensaio de liberação in vitro em células de difusão vertical tem por objetivo determinar a capacidade de um ingrediente ativo, presente na formulação, difundir desta para uma fase líquida externa. Ele possibilita a detecção de alterações de performance in vitro em função de alteração efetuada em qualquer etapa do processo de fabricação de um produto de aplicação tópica, que podem corresponder a alterações da performance in vivo.